Proxima Exposicão - Centro Cultural de Alfena ----------------- (Valongo) ------------------

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Perseguir Um Sonho

A primeira exposição. Não é só a primeira do grupo. É também a minha primeira exposição(!) Há ilusão (afinal é por uma causa) e há muita coisa por trás. Há por trás desta primeira exposição, como irá haver por trás de todas as próximas que se avizinham, uma história. Ou por outra... uma quantidade de histórias. Primeiro, a história de cada fotografia exposta. Porque cada foto tem uma história, não se tinham apercebido? É como a peça de caça que o caçador exibe orgulhosamente aos amigos. Tem uma história! Pode não ser totalmente verídica, mas assim mesmo é uma história... depois, as circunstâncias em que cada um foi convidado e aceitou fazer parte do projecto. E as voltas que levou o projecto até ficar afinado para sair para a rua. E está na rua, finalmente.

Vendo bem as coisas, até nem levou tanto tempo como o que seria de esperar. Senão, acompanhem o meu raciocínio: leve-se em consideração que provavelmente ninguém se conhecia fisicamente quando surgiu a ideia. Leve-se em consideração que dos 19 que constituíram a primeira versão mais ou menos estável do grupo, havia um (eu próprio) do extremo Norte do país, um outro dos Açores, outro ainda de Sintra, dois ou três da área do grande Porto, isto só para uma localização geográfica... Leve-se em consideração a grande diversidade que isso origina e some-se-lhe a diversidade cultural (não faço a mínima ideia da formação de cada um, nem do que a maioria faz na vida). Junte-se a isto tudo uma boa dose de feitio pessoal de cada um (o meu é do pior!) e temos a receita desta aventura. E, apesar de tudo isso, está na rua!

Os 15 finalistas (chamemos-lhes assim) estão felizes pelo trabalho realizado. É certo que uns trabalharam mais que outros, mas também é certo que cada um deu aquilo que tinha possibilidade de dar. Agora, depois do primeiro suspiro de alivio que é ver a primeira exposição à mercê das criticas de quem a visita e à disposição de quem desejar colaborar e adquirir o produto do nosso trabalho, podemos dizer que a primeira parte da missão está cumprida.

Espero que o público cumpra também a sua parte, e que com isso, mãos unidas à volta da mesma causa, consigamos ajudar a realizar pelo menos um sonho a alguém que pouco mais pode fazer do que... sonhar.

Autor: Carlos Gonçalves

3 comentários:

  1. Olá.
    Fui ver a vossa exposição. Todas as fotos me pareceram maravilhosas, ou não fossem elas destinadas a uma grande causa. Podem estar muito orgulhosos do vosso trabalho. Espero que as vendas sejam um sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Tive curiosidade em ver a vossa exposição,cuja informação me foi dada por uma amiga,que me explicou qual era o tema e a causa para a qual ia reverter essa exposição.Não tenho conhecimento de actos destes,vindo da parte de pessoas anónimas,isto é, que não são pessoas públicas.
    Se algum de vós é profissional e eu não conheço,peço desculpa.
    Achei o conjunto bastante equilibrado,o tema foi cumprido em todas as fotos.Claro, que gostei mais de umas do que de outras,mas isso é óbvio.
    Eu também tenho o vício da fotografia e vejo bastantes exposições de fotógrafos profissionais.
    Confesso, que as vossas fotos não ficavam em inferioridade qualitativamente em relação a muitas exposições a que já assisti.
    A causa é muito digna e linda.Estão todos de parabéns e não me foi possível, por tudo isso, sair da exposição sem adquirir uma.
    Estão de parabéns,vou divulgar o vosso blog,visto que temho amigos espalhados pelo país e pode ser que consiga proporcionar mais um bocadinho de um Sonho pelo menos.
    Felicidades para todas as exposições que se seguem.
    Um abraço,

    Maria Pedro

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos!
    Fui visitar a vossa exposição que montaram com tanto esmero e carinho, não fosse ela contributo para uma grande causa!
    Estão todos de parabéns pois as fotos são todas de grande qualidade tornando-se difícil escolher!
    Prometi voltar porque estava interessada não sõ em ter uma foto vossa como poder contribuir para a realização de um Sonho!
    Infelizmente por motivos imprevisto não pude voltar mas prometo que irei na vossa passagem por Matosinhos.
    Desejo-vos muitas vendas que será o reconhecimento do vosso valor!
    Eudora

    ResponderEliminar